fbpx

Aceite o(s) convite(s) da APCC na Feira Cultural de Coimbra

A APCC vai estar na Feira Cultural de Coimbra e vai andar à procura de quem se queira deixar levar para o mundo da imaginação e do encantamento. Nos dias 2 e 9 de junho (entre as 14H00 e as 20H00), utentes da instituição vão circular pelo espaço do certame para convidar os visitantes a ‘entrarem’ nos mundos particulares dos projetos Valentinas e Cem Linhas, dinamizados, respetivamente, pelas professoras de teatro Mariana Nunes e Adriana Campos.

A unir estes projetos está um elogio à criatividade e ao faz-de-conta, mas também ao teatro e à própria arte, o que promete levar os participantes em duas viagens com percursos e destinos diferentes, mas que se esperam capazes do mesmo deslumbramento. Os ‘guias’ desses périplos serão os atores dos dois grupos de teatro da instituição.

Quem aceitar seguir com o grupo Sala T, poderá conhecer a Valentina, uma boneca com as suas particularidades, como qualquer pessoa, que se encontra fechada numa caixa. Será essa caixa que, ao abrir-se e transformar-se num teatro de marionetas, fará dos visitantes – a quem serão pedidas sugestões e pistas para o desenvolvimento de uma história – co-autores de uma peça de teatro real, que o coletivo de atores levará depois a escolas da região.

O objetivo é que, desta história criada em parceria, ‘nasçam’ então novas narrativas e novas Valentinas, saídas da imaginação dos alunos. O projeto prevê ainda a edição de um livro, reunindo todas as histórias que sejam criadas e um guia passo-a-passo para fazer uma Valentina, bem como o envolvimento de outras instituições de solidariedade social, que possam replicar este processo e ajudar a disseminar as Valentinas e a(s) sua(s) história(s).

Os visitantes que aceitarem o convite dos membros do grupo Teatro Estúdio deverão, por seu lado, começar por responder a uma de três perguntas, uma escolha que permitirá desenrolar – literalmente – um novelo de linha vermelha, que será fio condutor das histórias a que as respostas dadas levarão, com a ajuda da criatividade de cada um. No final, será possível conhecer melhor o livro “Cem Linhas”.

Este projeto nasceu influenciado pela leitura de “Eu Espero…”, de Davide Cali (um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida), e foi levado ao VIII Congresso de Educação Artística, que decorreu no ano passado, no Funchal. Primeiro foi um espetáculo, apresentado na APCC, e depois ‘transformou-se’ em livro e numa oficina integrada no “Coimbra a Brincar 2016”.

A Feira Cultural de Coimbra 2017 vai decorrer entre os dias 2 e 11 de junho, no Parque Dr. Manuel Braga. O certame apresenta uma oferta cultural diversificada, que cruza áreas como a literatura, o artesanato, a gastronomia, a música, as artes plásticas, a cultura e a criatividade e promete um programa de animação dirigido a todos os públicos. Os horários são os seguintes: das 14H00 às 22H30 de segunda a quinta-feira, das 14H00 às 24H00 à sexta-feira, das 11H00 às 24H00 ao sábado e das 11H00 às 22H30 ao domingo.

O desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico é uma parte importante da ação da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão social. Além do teatro, os utentes da Associação participam diariamente em ações nas áreas da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, tanto internas como externas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.