fbpx

Eco-Escolas: parceria entre APCC e Escola Alice Gouveia terminou… mas só por este ano letivo!

Desde 2011 que a APCC tem vindo a colaborar com a Escola Básica dos 2.º e 3º Ciclos Maria Alice Gouveia no campo da agricultura biológica, no âmbito do programa Eco-Escolas. Esta parceria tem permitido que formandos da área de jardinagem da Associação se desloquem regularmente àquele estabelecimento de ensino para, em colaboração com os alunos, fazer todo o trabalho relacionado com a criação e manutenção de hortas escolares.

O projeto relativo a 2016/2017 teve ontem (7 de junho) a última das suas 14 sessões, que levaram a que fossem realizadas tarefas como a limpeza de canteiros, a renovação de plantas, a sacha da terra, a sementeira, a incorporação de composto, a rega, a poda ou a colheita, entre muitas outras. Ao longo do ano letivo, estiveram envolvidos formandos da APCC dos cursos de Operador de Jardinagem e Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e alunos dos 6.º e 9.º anos daquela escola do Agrupamento Coimbra Sul.

Ao fim de seis anos de parceria – com continuidade programada para o futuro – existem neste momento na EB 2,3 Alice Gouveia três espaços distintos relacionados com o projeto: uma horta biológica, um cantinho de ervas aromáticas e um canteiro social, cuja manutenção está a cargo da comunidade não-escolar. Os produtos colhidos são vendidos internamente, gerando receitas para a aquisição de novas sementes e/ou materiais.

Além de procurar atingir objetivos alinhados com o programa Eco-Escolas – como sensibilizar para uma alimentação saudável e para a preservação dos recursos naturais, ou educar para a importância do solo para a alimentação e a própria vida humana e para o respeito pelo ambiente – este projeto conjunto apresenta também uma forte componente inclusiva. Assim, com uma abordagem centrada na integração e na participação cívica, tem permitido contribuir também para o desenvolvimento pessoal e social de pessoas com deficiência ou em situação de desvantagem.

A participação da APCC nesta iniciativa é dinamizada pela Quinta Pedagógica “O Caracol”, sendo mais uma vertente das atividades desenvolvidas com o propósito genérico de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos considerados fundamentais à vida do homem, nomeadamente o campo, os animais ou as tradições rurais.

Ao longo do ano, nos espaços da Quinta da Conraria, a equipa da Quinta Pedagógica dinamiza um conjunto alargado de atividades, que incluem a celebração de festividades (como os Dias da Criança e da Árvore ou a Feira das Colheitas) e um programa regular de visitas guiadas e de ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, além das festas de aniversários e dos eventos. Saiba tudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.