fbpx

Turismo sustentável ‘levou’ utentes da Oficina da Comunicação a conhecer o Museu PO.RO.S

Com o turismo sustentável a ser um dos temas desenvolvidos este ano no âmbito das atividades da sala da Oficina da Comunicação, os utentes daquela valência da APCC puderam ontem (8 de junho) ter uma experiência prática relacionada com as matérias que têm vindo a ser trabalhadas, ao realizarem uma visita ao Museu Portugal Romano em Sicó – PO.RO.S, em Condeixa.

A iniciativa teve como objetivo permitir conhecer as origens do império romano, a sua formação e história, bem como as lendas a ele associadas, tendo sido acompanhada pelo professor da Oficina da Comunicação e as professoras da Quinta Pedagógica “O Caracol”. Os utentes puderam realizar uma visita virtual e tridimensional, que os ‘transportou’ da ocupação romana da região até aos dias de hoje, através de modernos e inovadores sistemas de multimédia.

O tema do turismo sustentável surge na programação das atividades da Oficina da Comunicação dado 2017 ter sido escolhido pela ONU como Ano Internacional do Turismo Sustentável.  Neste contexto, os alunos têm podido tomar contacto com questões como o impacto social e ambiental desta atividade económica ou o seu papel na redução da pobreza, proteção da biodiversidade e desenvolvimento das comunidades.

A Oficina da Comunicação funciona na Quinta da Conraria, mas as atividades levadas a cabo envolvem frequentemente saídas ao exterior. É ainda responsável pela edição do jornal “Quinta em Folha”. Enquadra-se na APCC no âmbito das atividades de acompanhamento e animação, dirigidas a pessoas que não têm resposta em contexto de formação profissional e atividades ocupacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=250.