fbpx

Utentes e técnicos do Departamento de Desporto ‘remaram’ para o final da época desportiva

O final da época 2016/2017 está mesmo muito perto e, por isso, os utentes e técnicos do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC aproveitaram as últimas semanas para, nunca descurando a prática desportiva, celebrarem os progressos feitos e os resultados obtidos no último ano. E a canoagem no rio Mondego foi um ótimo pretexto para todos descontraírem e se divertirem (e ainda apanhar algum sol).

E esta foi uma época muito especial, que teve como ‘aperitivo’ a participação do atleta de boccia António Marques nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, onde conquistou, com a equipa BC1/BC2 de Portugal, uma medalha de bronze. Seguiu-se a ‘abertura oficial’ do ano desportivo, com a tradicional Caminhada do Departamento de Desporto, e onze meses com muita superação e entrega.

Os primeiros a competir foram os nadadores, mas seguiram-se muitos campeonatos nacionais e regionais com a participação de atletas da APCC: no boccia, na tricicleta e no remo indoor. E ainda houve tempo e energia para a estreia no surf adaptado e para a participação em iniciativas como a EDP Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento, os Jogos de Coimbra e a Feira das Modalidades de Coimbra. Já para não falar nas demonstrações realizadas pelo APCC Coimbra Power Soccer Club, a equipa de futebol em cadeira de rodas elétrica.

Não podemos também esquecer as participações internacionais dos nossos atletas em representação de Portugal: a Guida Rodrigues estreou-se nos Jogos Europeus da Juventude para Pessoas com Deficiência, o António Marques trouxe duas medalhas do Regional Open de Pozan (e ainda não terminou a época…) e a Sandra Semedo conseguiu ouro e prata no Campeonato do Mundo de Tricicleta. E nesta última modalidade, a nossa treinadora Ana Nunes ainda foi nomeada selecionadora nacional.

Para fazer desta uma época ainda mais memorável, foi aberta oficialmente a Bocciateca da APCC, o primeiro centro de recursos de boccia em Portugal, e organizados dois encontros e um workshop de boccia sénior, como forma de ajudar a promover o papel daquela estrutura enquanto dinamizadora desta vertente do boccia junto das instituições da região.

NA APCC, acreditamos no papel indispensável da prática desportiva para o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Assim, no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto, a iniciação e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.