fbpx

APCC participou na discussão do presente e do futuro do voluntariado europeu

Mais de 70 representantes das organizações portuguesas acreditadas do Serviço Voluntário Europeu reuniram-se ontem em Braga, por iniciativa da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, para discutir o presente e o futuro do voluntariado europeu. Naturalmente, a APCC também marcou presença, contribuindo com a sua visão fundamentada em quase uma década de envolvimento nesta área.

Assim, a coordenadora do Gabinete de Voluntariado da Associação, Fernanda Maurício, integrou um dos grupos de trabalho constituídos para discutir temas como a inclusão, a mentoria reforçada, o estado da arte do SVE, o papel das organizações de envio e acolhimento de voluntários ou a apresentação de ideias inovadoras. A participação da APCC nesta iniciativa surge depois da presença na “Conferência Europeia para a Futura Estratégia da EU para a Juventude”, realizada em maio passado, na Bélgica.

O encontro de Braga serviu ainda para fazer um balanço em torno do Corpo Europeu de Solidariedade, a nova iniciativa da União Europeia que dá aos jovens a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos (no próprio país ou no estrangeiro) em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Uma boa oportunidade para que as organizações nacionais tomassem contacto com as principais mudanças com que tirão de lidar e dessem o seu feedback.

No âmbito do Serviço Voluntário Europeu, a APCC desenvolve o programa “Holding Hands With Other Abilities”, que já permitiu receber cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, de vários países europeus, e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Um trabalho reconhecido, no ano passado, com a atribuição de um Prémio Boas Práticas Erasmus + em Portugal e do Selo de Qualidade Join4Change.

Pode saber mais sobre as hipóteses de voluntariado na APCC, tanto europeu como nacional, e como se pode inscrever, consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.