fbpx

APCC homenageou a campeoníssima Sandra Semedo

Quando entrou pela primeira vez na APCC como utente, ainda criança, ou quando, em 2012, aqui começou a praticar tricicleta, dificilmente a Sandra Semedo imaginaria que, alguns anos depois, estaria a ser homenageada pela instituição. Mas foi precisamente isso que aconteceu ontem, quando dirigentes e colaboradores se juntaram para celebrar os seus feitos desportivos.

E a emoção que a Sandra não conseguiu esconder foi também a emoção de todos os presentes, conhecedores das suas qualidades de persistência, empenho e coragem. Entre eles, e igualmente com direito a um tributo especial, estava Ana Nunes, treinadora da atleta e recentemente nomeada selecionadora nacional de tricicleta, também ela com uma longa ligação à APCC: são já 12 anos.

Foi esta dupla que recentemente, entre 13 e 15 de julho, representou Portugal no Campeonato do Mundo de Tricicleta, disputado em Frederiksberg, na Dinamarca. No regresso, trouxeram na bagagem as duas medalhas conquistadas por Sandra (ouro nos 400 metros e prata nos 200), que se juntam às três alcançadas na Taça do Mundo de 2016 (duas de ouro e uma de prata) e a confirmam como um dos mais destacados nomes da modalidade a nível mundial.

Sandra Semedo é ainda, aos 29 anos, a atual campeã de Portugal de todas as distâncias da categoria RR2 e detentora de sete recordes portugueses nas classes RR2 e RR3, na qual começou por competir.

Esta ocasião foi também uma forma de reforçar a importância do desporto na APCC, uma instituição pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal.

Enquanto instituição que promove a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, a APCC concilia, através do seu Departamento de Educação Física e Desporto, a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos com o desporto de alta competição, com vários atletas a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.