fbpx

Antes que as saudades batessem, os voluntários da APCC puseram todos a dançar e a cantar!

Se nos pusermos a fazer contas, constatamos que a Claire Bonnefoy, o Julien Michaud, a Jelena Radojevic e a Mari Chilingarashvilii chegaram à APCC em janeiro deste ano e que isso quer dizer que estão quase a acabar os seis meses do seu período de voluntariado em Portugal. Mas em vez de fazer contas, preferimos fazer… um Baile SVE! E por isso mesmo, ontem a Quinta da Conraria foi um palco para muita música popular portuguesa, atuações internacionais ao vivo e grandes prestações no karaoke.

Os voluntários europeus convidaram utentes e colaboradores do Centro de Atividades Ocupacionais e todos juntos esqueceram as saudades que já começam a querer mostrar-se e fizeram uma enorme festa de celebração de meio ano que ninguém irá esquecer. Foram meses em que a Claire, o Julien (ambos de França), a Jelena (da Sérvia) e a Mari (Geórgia) fizeram parte da família da APCC e descobriram que nunca mais vão deixar de fazer.

Estes quatro jovens irão, ao longo das próximas semanas, regressar aos seus países de origem, certamente transformados e conscientes das mudanças que também incutiram nos que com eles conviveram. É esta a dinâmica do programa de voluntariado europeu da APCC, “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos.

Ao projeto SVE 2016-3-PT02-KA105-003922, seguir-se-á agora um outro, que permitirá a outros quatro jovens de países europeus viajar para Portugal e viver uma experiência semelhante. Os nomes já estão escolhidos e vamos dá-los a conhecer em breve.

O voluntariado europeu na APCC funciona ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação e inclui, além da possibilidade de realizar períodos de voluntariado na instituição, o envio de voluntários portugueses para projetos na Europa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC na página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.