fbpx

António Marques em Sevilha para representar Portugal em Open Mundial de Boccia

O jogador de boccia António Marques já se encontra em Sevilha para participar no Open Mundial que decorrerá naquela cidade espanhola entre hoje e o dia 7 de agosto. Será a segunda competição internacional em menos de um mês para o atleta da APCC, que no último Open Regional de Pozan (Polónia), no início de julho, conquistou uma medalha de ouro na vertente de equipas e outra de prata na competição individual da categoria BC1.

Oliveirinha – como é conhecido no meio desta modalidade – somará assim mais uma internacionalização a uma longa carreira que faz dele o jogador que há mais tempo compete em todo o mundo. A acompanhá-lo voltará a estar outro veterano do circuito internacional de boccia, o seu treinador e parceiro de competição de há mais de duas décadas, Emílio Conceição.

A prova de Sevilha surge depois de um estágio de preparação, realizado nos dias 22 e 23 de julho, no Porto, em que os membros da Seleção Nacional de boccia puderam treinar e rever as estratégias a adotar. As últimas competições e estágios têm vindo a ser uma oportunidade para introduzir novos jogadores na alta competição, com António Marques a permanecer como um dos mais experientes e respeitados de todo o grupo, fruto de uma dedicação e talento que lhe permitem, aos 53 anos, ocupar o quarto lugar do ranking mundial individual da sua categoria.

O Open Mundial de Sevilha decorrerá no Palácio dos Desportos daquela cidade e contará com a participação de alguns dos mais destacados praticantes a nível mundial, num total de 126 atletas, em representação de 19 países. De Portugal viajaram 11 jogadores, que irão competir nas vertentes coletiva e individual de todas as classes. A cerimónia de abertura realiza-se amanhã, com os jogos a começarem no dia seguinte e a prolongarem-se até 6 de agosto.

O boccia é uma modalidade mista, com vertentes que vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição. Ffoi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APCC, e desde o ano seguinte que diversos atletas representam a Associação em competições nacionais e regionais e o País em provas internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.