fbpx

António Marques de regresso a Portugal e já de olhos postos no Europeu de boccia

O atleta António Marques já está de regresso de Sevilha, onde voltou a representar Portugal numa grande competição internacional, desta feita o Open Mundial de Boccia que decorreu naquela cidade espanhola. O veterano jogador – o que há mais tempo compete em provas desta modalidade em todo o mundo – foi acompanhado, como é habitual, pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição.

Em Espanha, António Marques participou na competição coletiva, como membro da equipa BC1/BC2, e individual, no torneio para a categoria BC1, com resultados distintos: enquanto que a equipa de Portugal não conseguiu passar da primeira fase, o atleta da APCC venceu o seu grupo de qualificação e acabou por atingir os quartos-de-final.

Agora é altura de olhar já para a convocatória para o Campeonato da Europa de Boccia, que este ano se realiza em Portugal, mais concretamente na cidade da Póvoa de Varzim. Para esta prova, a ter lugar entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro, Marques poderá levar um dos mais importantes currículos entre os cerca de 120 atletas que estarão em competição, com seis medalhas conquistadas nas edições anteriores.

O Open Mundial de Sevilha disputou-se entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, tendo contado com a participação de alguns dos mais destacados praticantes a nível mundial, num total de 126 jogadores (11 dos quais portugueses), em representação de 19 países do mundo inteiro.

O boccia é uma modalidade mista, introduzida em Portugal num curso organizado pela APCC, em 1983. Desde o ano seguinte, vários atletas participam em competições nacionais e regionais, em representação da Associação, além de representarem o país em torneios continentais e intercontinentais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.