António Marques vence Prémio Desporto atribuído pela Mundial FM

O atleta António Marques foi um dos distinguidos na primeira Gala dos Globos Mundial, organizada pela Rádio Mundial FM, que decorreu no passado dia 2 de setembro. O jogador de boccia da APCC foi o vencedor da categoria Desporto Individual, tendo recebido o galardão acompanhado pelo seu treinador Emílio Conceição.

Este prémio assume uma importância particular por ser atribuído em termos absolutos, com as nomeações a juntarem atletas com e sem deficiência. Vem juntar-se a outras distinções recebidas por António Marques no último ano, como o título de o título de Comendador da Ordem de Mérito (pelo Presidente da República), as homenagens prestadas pela APCC e pela Câmara Municipal de Coimbra ou o voto de reconhecimento ao mérito desportivo pela Câmara Municipal de Penela.

Trata-se, afinal, de mais um reconhecimento a uma carreira notável: é o praticante mundial de boccia com mais medalhas paralímpicas (a última das quais conquistada em 2016, no Rio de Janeiro), somando no total quase duas dezenas em grandes competições internacionais em representação de Portugal. Nascido em Aveleira (Penacova) há 53 anos, António Marques é utente da APCC desde os 14 e foi na instituição que se iniciou no desporto.

A Gala dos Globos Mundial, que decorreu no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares, teve por objetivo reconhecer pessoas e instituições que se destacaram de uma forma relevante no exercício da sua função em toda a região centro de Portugal. As nomeações foram realizadas por um júri escolhido para o efeito e a decisão dos vencedores foi apurada com a votação do júri e dos ouvintes da estação por televoto.

O boccia é uma modalidade mista, introduzida em Portugal num curso organizado pela APCC, em 1983. Desde o ano seguinte, vários atletas representam a Associação em competições nacionais e regionais, além de defenderem as cores nacionais em torneios continentais e intercontinentais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.