fbpx

Vila Real recebeu Acampamento Nacional das Associações de Paralisia Cerebral e a APCC esteve lá!

A edição deste ano do Acampamento Nacional das Associações de Paralisia Cerebral teve lugar na cidade de Vila Real e a APCC, como já é hábito, marcou presença. Utentes e colaboradores do Departamento de Educação Física e Desporto tiveram uma verdadeira semana de férias ativas, com diversas atividades adaptadas e inclusivas.

Houve tempo e entusiasmo para tentar o slide, experimentar os escorregas de água e a piscina, fazer visitas guiadas, assistir a concertos e muito mais, num conjunto diversificado de iniciativas que juntou o desporto, o lazer e a cultura e tirou partido do património e da oferta turística da região. E, claro, os participantes puderam ainda desfrutar das fantásticas paisagens do Douro.

O XXVIII Acampamento Nacional das Associações de Paralisia Cerebral foi organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real, em parceria com a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral. Realizou-se entre os dias 4 e 10 de setembro, com base no Parque de Campismo do Naturwaterpark.

Os Acampamentos Nacionais realizam-se desde 1984, com a primeira edição a ter sido organizada pela APCC (então ainda denominada Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), na Quinta da Conraria. É uma iniciativa promovida pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, com a organização a caber alternadamente a uma das associações regionais. Tem como principais objetivos proporcionar a pessoas de todo o país, com paralisia cerebral e outras doenças neurológicas afins, uma semana de atividades desportivas, culturais e de lazer, que os dote de novos conhecimentos, vivências e motivações.

A participação nos Acampamentos é uma das atividades dinamizadas pelo Departamento de Educação Física e Desporto, sempre com a consciência da importâncias da prática desportiva a nível motor, cognitivo e social. Na APCC, a iniciação à prática desportiva e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.