fbpx

Sala T e Ligados às Máquinas voltam a subir ao(s) palco(s) do Festival Extremus

O Festival Extremus está de volta e a APCC vai estar representada mais uma vez. A orquestra de samples Ligados às Máquinas e o grupo de teatro Sala T vão subir de novo ao palco desta iniciativa da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a que regressam depois de uma última participação há dois anos.

Os atores do Sala T serão os primeiros a apresentar-se, e por três vezes: as primeiras serão no dia 25 de outubro, pelas 10H30 e 14H30, na Fundação Escultor José Rodrigues; a terceira no dia seguinte, pelas 10H00, na Escola EB 2/3 Júlio Dinis (Gondomar). Consigo levarão uma versão do projeto “Valentinas”, especialmente desenhada para um público que será constituído por alunos do ensino básico.

Estas crianças ficarão a conhecer a Valentina, uma boneca valente, com as suas particularidades como qualquer pessoa, que se encontra numa caixa e que traz consigo um livro em que cada capítulo é um desafio para ser cumprido pelos participantes. Desta dinâmica surgirão novos contributos – a juntar aos recolhidos na última Feira Cultural de Coimbra – para uma peça de teatro real, que o coletivo de atores levará depois a escolas, e um livro, reunindo todas as histórias que sejam criadas e um guia passo-a-passo para fazer uma Valentina.

Os Ligados às Máquinas, por sua vez, atuarão no dia 27 de outubro, pelas 21H00, no Auditório Horácio Marçal (Paranhos). Apresentarão a sua manta de retalhos sonoros, uma muito pessoal e inovadora abordagem, onde se cruzam hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta com sons da publicidade e de séries televisivas. As suas composições são originais, construídas com base em samples escolhidos e recolhidos pelos nove elementos do grupo.

O XV Festival Extremus decorre de 25 a 28 de outubro, em diversos locais das cidades do Porto e de Gondomar. É um evento internacional, com as vertentes de teatro, música, performance, formação e projeto educativo, cuja principal ambição é a divulgação e promoção das atividades artísticas das pessoas com deficiência. Este ano, alarga a sua abrangência a um público mais jovem com o Extreminhus, um programa especial dirigido aos mais jovens (em que se inserem as apresentações do Sala T).

O desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico é uma parte importante da ação da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão social. Além do teatro e da música, os utentes da Associação participam diariamente em ações nas áreas da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, tanto internas como externas. Pode saber mais nas páginas do Centro de Atividades Ocupacionais, do Departamento de Música ou do Departamento de Expressão Plástica.