fbpx

APCC convidada a apresentar “Cem Linhas” em congresso internacional sobre teatro

“Cem Linhas”, um trabalho do Projeto Estúdio da APCC, vai ser hoje apresentado no Congresso Internacional “A Intervenção Teatral em Portugal no Século XXI”, que está a decorrer em Paredes de Coura. Com este trabalho, o coletivo constituído por utentes da instituição tem vindo a confrontar diversos públicos com as suas próprias histórias e a sua imaginação, tendo sempre como ponto de partida um novelo de linha vermelha que funciona como fio condutor para novas narrativas.

O convite da organização do Congresso foi dirigido à encenadora e professora de teatro da APCC Adriana Campos, que levará até ao norte do país algumas das peças produzidas no contexto de “Cem Linhas”, como os figurinos ou imagens do livro homónimo, que serão o ponto de partida para uma oficina em que os participantes responderão a questões sobre o faz de conta e, em termos mais genéricos, o próprio teatro.

Apesar de não poderem viajar até Paredes de Coura, os membros do projeto Estúdio estarão também ‘presentes’ através da projeção de um vídeo realizado logo no início deste trabalho e da exibição de algumas imagens recolhidas ao longo do trajeto já efetuado.

Influenciado pela leitura de “Eu Espero…”, de Davide Cali (um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida), “Cem Linhas” começou por ser um espetáculo apresentado na APCC, ‘transformou-se’ em livro e numa oficina integrada no “Coimbra a Brincar 2016” e já este ano foi uma performance na Feira Cultural de Coimbra.

É uma criação de Adriana Campos, com projeto gráfico de Paulo Ferreira e interpretação e desenhos de Andreia Matos, Bárbara Gomes, Bruno Ferreira, Carlos Abreu, Fernando Monteiro, Jaime Cortesão, Liliana Ferreira, Marta Santos, Nino Conceição, Paulo Pinheiro, Raquel Mendes, Sandra Semedo, Sónia Silva e Tatá.

O Congresso Internacional “A Intervenção Teatral em Portugal no Século XXI” é organizado pela Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural e decorre entre os dias 16 e 18 de novembro. Serão abordados temas como a formação, produção, programação, gestão, descentralização, animação e intervenção social, cultural e educativa, com o objetivo principal de analisar o papel do teatro neste século.

O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social. Diariamente, os utentes participam em atividades nas áreas da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, tanto internas como externas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.