fbpx

O futuro do boccia português encontrou-se este fim de semana e a APCC conquistou duas medalhas

O currículo da APCC no boccia competitivo é longo e bastante rico, mas não se trata de uma coisa do passado. No último fim de semana, mais duas medalhas chegaram às vitrinas da Associação e desta vez como um sinal positivo para o futuro: foram conquistadas no Campeonato Nacional de Boccia de Sub-14 e de Sub-23.

A APCC apresentou-se em competição com quatro atletas – Maria Inês Rodrigues (sub-14), José Miguel Morgado, Gabriel Carvalho e Mariana Silva (sub-23) – e todos se apresentaram com grande empenho e puderam dar mais um passo em frente no seu processo de formação desportiva. Os medalhados foram o José Miguel, campeão da categoria BC3 do seu escalão etário, e a Maria Inês, que ficou com a prata na categoria BC2/BC4 da competição para os mais novos (e ainda terminou em primeiro lugar no concurso de skills).

Esta foi ainda uma oportunidade para os jovens atletas desfrutarem das emoções de uma prova desportiva (alguns pela primeira vez) e conviverem com outros membros da comunidade do boccia nacional. E também para os técnicos da APCC e os pais dos atletas mostrarem, além do acompanhamento em prova, que são uma formidável claque.

O Campeonato Nacional de Boccia 2017/2018 de Sub-14 e de Sub-23 teve lugar no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no concelho do Seixal, nos dias 11 e 12 de novembro. Participaram 24 atletas, em representação de oito instituições e clubes. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal.

Na APCC, o boccia é desenvolvido na vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) e de boccia sénior (com a dinamização da Bocciateca, o primeiro centro de recursos da modalidade no país). Pode saber mais sobre esta e outras modalidades praticadas no âmbito do Departamento de Educação Física e Desporto em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.