fbpx

Do grão ao… bolo-rei! Crianças do Jardim de Infância foram à Quinta Pedagógica meter as mãos na massa!

Massa, passas, frutos secos, frutas cristalizadas… Os ingredientes tradicionais do Bolo-Rei não são segredo para ninguém, mas nem todos sabem como o fazer. Para a equipa da Quinta Pedagógica da APCC, ele não tem segredos, e as crianças do Jardim de Infância queriam muito conhecê-los. E assim, foi só preciso juntar todos na Casa do Forno da Quinta da Conraria e meter as mãos na massa!

A atividade decorreu ontem e foi também uma forma de lembrar a tradição natalícia do Dia de Reis. Com tudo muito bem explicado, os mais pequenos foram guiados pelo processo de fazer um bolo-rei e puderam até fazer eles próprios alguns destes bolos tipicamente portugueses. E todos eles com um brinde muito especial: muita alegria.

Esta foi uma versão muito especial de ‘Do grão ao pão’, um dos ateliês dinamizados regularmente pela Quinta Pedagógica, em que é mostrado como se vai das espigas até ao pão quentinho a sair do forno. Este conjunto de ateliês – para uma vida e uma alimentação saudáveis e que têm como destinatários jardins de infância, grupos em idade escolar e outros –  permite aos visitantes criar, recriar e executar obras de arte, peças musicais ou receitas tradicionais.

A celebração de festividades e os ateliês são algumas das muitas atividades que a Quinta Pedagógica “O Caracol” dinamiza ao longo do ano, em que se incluem ainda festas de aniversários e eventos, além de um programa regular de visitas guiadas. Saiba tudo sobre o plano anual, inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.