fbpx

Campeões, medalhas e recordes: Nacional de Inverno de Natação Adaptada foi um triunfo para a APCC

Carolina Lourenço, Joel Pereira, José Costa, Matilde Gaspar, Ruben Santos e Tomás Almeida: foram estes os nadadores que representaram em grande nível a APCC no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que se realizou em Vila Franca de Xira. O esforço individual de cada um permitiu à Associação acabar no top 10 da classificação coletiva, com um 9.º lugar entre 29 clubes e instituições.

No total, os atletas da APCC conquistaram oito medalhas – seis de ouro (quatro pela Carolina, uma pela Matilde e uma pelo Ruben) e duas de prata (ambas pela Matilde) – e, talvez mais importante ainda, alcançaram seis recordes pessoais (dois para a Carolina, dois para a Matilde, um para o Joel e um para o José).

Este foi o culminar de um percurso extraordinário dos nadadores da instituição até ao atual momento da época 2017/2018: desde outubro do ano passado, nos diversos torneios em que participaram, bateram por 37 vezes as suas melhores marcas individuais, demonstrando uma capacidade de superação a todos os títulos notáveis. E certamente que nadadores e técnicos terão muitos mais motivos para se orgulharem até ao final do ano desportivo!

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada 2018 decorreu na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira, nos dias 3 e 4 de fevereiro, com organização da Federação Portuguesa de Natação e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Participaram 117 atletas – 81 masculinos e 36 femininos – em representação de 29 clubes.

A natação é praticada na APCC por ser um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todas as pessoas, incluindo os que têm deficiência. A vertente competitiva – com a participação regular de atletas em competições por todo o País – é desenvolvida juntamente com outras atividades na água, como a adaptação ao meio aquático, a aprendizagem, a manutenção ou o treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.