fbpx

Juntar os amigos à mesa, ou uma forma muito portuguesa de nos despedirmos das nossas voluntárias europeias

Não deve haver nada mais tipicamente português do que, quando queremos estar com os amigos a partilhar bons momentos, sentá-los à mesa para comer. E depois de seis meses na APCC, se há coisa que as voluntárias europeias Anna Vukadin, Anthea Bıçakçıoglu, Federica Usai e Maria Cristina Marcosano se tornaram é um bocadinho portuguesas…

Por isso, convidaram os profissionais da Associação com quem mais colaboraram neste período para um Jantar Intercultural – que foi também um Jantar de Despedida – que se realizou ontem, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral. Foi uma oportunidade para recordar boas memórias, mesmo que recentes, traçar planos para reencontros e, de uma forma geral, estar com amigos.

É claro que, com este enquadramento, o menos importante foi a ementa, mas não podemos deixar de a descrever tendo visto todo o trabalho e carinho que a Anna, a Anthea, a Federica Usai e a Maria Cristina, bem como as cozinheiras do Centro, colocaram na sua confeção. Por isso, aqui está: houve mercimek çorbasi para entrada, salada de bacalhau com grão e pasta pasticciata como prato principal e para sobremesa apfelstrudel e arroz doce.

Este grupo de voluntárias – que, ao longo das próximas semanas, estarão de partida para os seus países (Áustria, Alemanha e Itália) – ‘fizeram’ o projeto de Serviço Voluntário Europeu SVE 2017-2-PT02-KA105-004343, Erasmus + Juventude em Ação, apoiando diversas atividades regulares e pontuais da APCC e desenvolvendo os seus próprios projetos pessoais junto dos utentes da instituição.

No âmbito do SVE, a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que permitiu receber já cerca de quatro dezenas de voluntários de vários países europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro. Podem saber mais sobre o voluntariado europeu e nacional na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.