fbpx

Na Quinta Biológica da APCC, há agora um jardim vertical que é um corpo humano que é um mapa dos benefícios das plantas

A ideia já existia mas, com as exigências do quotidiano da APCC, ainda não tinha passado disso mesmo: criar uma representação da figura humana em que se identificavam as plantas mais benéficas para cada função orgânica. A Federica Usai, voluntária europeia, gostou tanto do conceito que se empenhou não só em concretizá-lo, mas também em torna-lo ainda mais especial.

E assim nasceu um jardim vertical na área da BioAromas da Quinta Biológica, construído com a ajuda e o apoio dos utentes da instituição, em que os pequenos canteiros com plantas ou ervas medicinais correspondem a órgãos ou partes do corpo humano. Com a orientação de Margarida Domingues, responsável por aquele serviço da APCC, a Federica criou uma espécie de mini-museu de botânica ao ar livre, que organizou desde a recolha dos ‘espécimes’ até à sua ‘exposição’.

Este foi o projeto pessoal desenvolvido por esta jovem italiana ao longo dos seis meses que esteve em Coimbra, concretizando uma visão muito pessoal baseada nos conhecimentos que foi adquirindo na interação com a comunidade da APCC. E será também uma marca sua que ficará na Quinta da Conraria e será mantida no futuro por formandos e utentes.

A Federica Usai, a Maria Cristina Marcosano (ambas de Itália), a Anna Vukadin (Áustria) e a Anthea Bıçakçıoglu (Alemanha) ‘foram’ o projeto de Serviço Voluntário Europeu SVE 2017-2-PT02-KA105-004343, Erasmus + Juventude em Ação. Entre setembro de 2017 e março de 2018, estas quatro jovens apoiaram diversas atividades da APCC, desenvolveram os seus próprios projetos e aproveitaram para conhecer melhor o nosso País.

É no âmbito do SVE que a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que permitiu receber já cerca de quatro dezenas de voluntários de vários países europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro. Podem saber mais sobre o voluntariado europeu e nacional na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.