fbpx

“Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral”, até ao final da semana, na Faculdade de Psicologia

O conjunto de fotografias “Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral”, da autoria de Marina Cruz e que retrata o trabalho realizado por um grupo de voluntários (entre os quais ela própria) junto da APCC, está novamente em exposição, desta vez na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É mais uma oportunidade para ‘conhecer’ ou ‘reencontrar’ os seus protagonistas: os utentes do Lar Integrado Dr. José Mendes Barros e, porventura, adivinhar os seus sonhos, as suas conquistas e as suas histórias.

São 24 imagens de grande sensibilidade, que podem ser vistas no piso 1 do edifício central daquela faculdade, até ao dia 23 de março. Esta iniciativa decorre no âmbito do Brain 4.0, um evento que visa a desmistificação da doença mental junto das várias áreas do conhecimento e que este ano se realizará a 6 de abril. Apesar de a paralisia cerebral não ser uma doença mental, pretende-se com esta exposição ajudar a combater o estigma muitas vezes ainda associado à deficiência.

“Um Olhar Menos Objetivo Sobre a Paralisia Cerebral” foi pela primeira vez mostrado à cidade de Coimbra no dia 25 de novembro de 2015, aquando da Conferência Internacional – Paralisia Cerebral, com que a APCC assinalou os seus 40 anos. Veio a tornar-se uma exposição por direito próprio no final do ano seguinte, quando esteve patente durante cerca de dois meses na Casa Municipal da Cultura.

Os estudantes universitários que são, também eles, protagonistas destas imagens – embora quase sempre sem que nelas estejam presentes – frequentavam, à altura, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo ‘encontrado’ a APCC através do Projeto O-rangers do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra. Se estiver interessado em também fazer voluntariado connosco, basta enviar uma mensagem para voluntariado@apc-coimbra.pt para marcar uma conversa.

Pode saber mais sobre o voluntariado na APCC – tanto o nacional, com o apoio a atividades regulares ou pontuais da instituição, como o internacional, com possibilidades de períodos de voluntariado em vários países europeus – em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.