fbpx

“Cem Linhas”, do Projeto Estúdio da APCC, ‘viajou’ desta vez até Vila Real

“Cem Linhas”, um trabalho no âmbito da expressão dramática desenvolvido pelo coletivo de utentes da APCC Projeto Estúdio, foi ontem apresentado pela professora de teatro Adriana Campos durante as II Jornadas de Animação Cultural e Comunitária, que estão a decorrer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Com a dinamização do workshop “Cem Linhas – Arte e educação por um fio”, foi oferecida aos participantes a oportunidade de experimentar o processo que permite que, no âmbito deste projeto e em contexto de deficiência, se prove que a comunicação não é uma ferramenta restrita de alguns e que a arte, no seu sentido mais abrangente, pode ser um espaço de exceção, cidadania e, sobretudo, de encontro.

Através de “Cem Linhas” – que começou por ser um espetáculo apresentado na APCC, se ‘transformou’ depois em livro e numa oficina integrada no “Coimbra a Brincar 2016” e foi também uma performance na Feira Cultural de Coimbra 2017 – o Projeto Estúdio tem vindo a confrontar diversos públicos com as suas próprias histórias e a sua imaginação, tendo sempre como ponto de partida um novelo de linha vermelha que funciona como fio condutor para novas narrativas.

Influenciado pela leitura de “Eu Espero…”, de Davide Cali, “Cem Linhas” é uma criação de Adriana Campos, com projeto gráfico de Paulo Ferreira e interpretação e desenhos de Andreia Matos, Bárbara Gomes, Bruno Ferreira, Carlos Abreu, Fernando Monteiro, Jaime Cortesão, Liliana Ferreira, Marta Santos, Nino Conceição, Paulo Pinheiro, Raquel Mendes, Sandra Semedo, Sónia Silva e Tatá.

O workshop “Cem Linhas – Arte e educação por um fio” foi realizado pela primeira vez no final do ano passado, por convite da organização do Congresso Internacional “A Intervenção Teatral em Portugal no Século XXI”, que se realizou em Paredes de Coura.

A segunda edição das Jornadas de Animação Cultural e Comunitária foram organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Animação Cultural e Comunitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo decorrido nos dias 3 e 4 de abril, na Escola de Ciências Humanas e Sociais daquela instituição universitária.

O teatro – desenvolvido tanto dentro das paredes da APCC, como em apresentações públicas – é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades nas áreas da expressão plástica e expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.