fbpx

Terceiro encontro do projeto “Here We Are”: música, conversas e (diferentes tipos de) desafios

Termina hoje o terceiro encontro transnacional do projeto “Here We Are”, que junta a APCC e a EgyüttHató Egyesület. Durante dois dias, utentes e profissionais daquela organização húngara estiveram em Coimbra para partilhar ideias, participar em atividades da Associação e ajudar a dinamizar a iniciativa “És Capaz?”, também integrada naquele programa que procura dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem.

Ontem de manhã, reuniram com os quatro jovens utentes da Associação que também integram o projeto (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues), para conversar sobre as suas experiências pessoais em diferentes campos da vida social. À tarde, foi tempo de rock, com um workshop em que se juntaram aos 5ª Punkada e experimentaram tocar algumas canções da banda, mas também as sensações de criar algo novo.

O dia de hoje é dedicado a descobrir as suas próprias capacidades, tentando decifrar (e também dinamizando) o conjunto de enigmas e desafios disponíveis em “És Capaz?”, o evento que junta a APCC e o BrainMaze, no Alma Shopping, e desafia a cidade de Coimbra a experimentar diversos jogos do género dos que se encontram numa sala de fuga, que neste contexto simbolizam o tipo de obstáculos que qualquer pessoa, com ou sem deficiência, deve superar no seu quotidiano.

Amanhã será já o dia de regresso da comitiva da EgyüttHató Egyesület à Hungria, onde irão preparar desde já a quarta reunião transnacional, que decorrerá em meados de maio, em Budapeste. No âmbito do projeto “Here We Are”, haviam já sido realizadas diferentes iniciativas em Portugal e na Hungria, como os dois anteriores encontros transnacionais (em março e novembro de 2017) e um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, organizado em maio do ano passado na APCC. O objetivo é que elas possam atingir visibilidade externa, através dos Media e/ou da Internet.

O projeto internacional “Here We Are” surgiu na sequência de colaborações anteriores entre as duas organizações parceiras – nomeadamente, os cursos de formação internacional “Change Your Attitude” (em fevereiro de 2016) e “Breaking Stereotypes” (dezembro de 2016) –, todas com o propósito de promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

Este projeto é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a instituição desenvolve, entre outros, o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.