fbpx

Utentes da APCC deram a conhecer “Figuras Assustadoras”

Já foi inaugurada a exposição “Figuras Assustadoras”, composta por 45 brinquedos de mola, modelados por utentes da Sala O2 do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, que ficarão agora ficarão patentes na Quinta da Conraria, nos dias úteis até 11 de maio e sempre no horário 10H30-12H00. Desta forma, os visitantes poderão não só conhecer estes trabalhos, mas também os seus autores e a dinâmica do trabalho realizado naquele espaço.

Na manhã do passado dia 24 de abril, foram muitos os que quiseram marcar presença na inauguração e descobrir as pequenas cabeças com faces aterradoras, escondidas em pequenas caixas de madeira, cada uma com o nome do seu criador. Com uma grande presença de público externo, mas também de diretores, colaboradores e outros utentes da APCC, a ocasião serviu ainda para mostrar outros trabalhos desenvolvidos anteriormente na Sala O2, que ali permanecerão igualmente pelo tempo desta exposição.

É o caso das pinturas, monotipias e esculturas já reveladas numa exposição no final do ano passado, mas também dos Bolitrotes, um conjunto de ‘marionetas’ de grandes dimensões que também podem ser usadas para animar apresentações musicais, como aconteceu quando acompanharam o grupo de bombos Semp’a Bombar na Festa de Natal da Quinta da Conraria, em 2017, e no Desfile de Carnaval naquele mesmo espaço, já este ano.

A Sala O2 do Centro de Atividades Ocupacionais é frequentada por pessoas empenhadas em trabalhar, com ou sem adaptações, e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Desta forma, cultiva-se o processo inclusivo, que é apoiado e fomentado pela APCC, através da apresentação de trabalhos artísticos ou produtos manifaturados.

A exposição “Figuras Assustadoras” está integrada no projeto SOCRIN – SOCIALMENTE, CRIATIVO e INCLUSIVO, financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2018, em que, com a coordenação do professor Antonio Valente, se trabalha a transformação das mentes dos utentes da Sala O2 e se procura contribuir para a sociabilização deste grupo de pessoas, sendo o convite à sociedade também importante para abraçar este projeto.

O Centro de Atividades Ocupacionais da APCC é dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação. Pode saber mais sobre as atividades ocupacionais realizadas na instituição (de âmbito socialmente útil, ocupacional, lúdico, terapêutico ou desportivo) em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.