fbpx

Gabinete de Voluntariado da APCC ‘celebra’ Dia da Europa em reunião com parceiros em Itália

Hoje é Dia da Europa, data em que se celebram os valores europeus e a identidade comum da União Europeia, e que melhor forma de o assinalar do que contribuir para a sua concretização, colaborando com parceiros internacionais? É isso mesmo que o Gabinete de Voluntariado da APCC está a fazer, participando numa reunião de planeamento do projeto IncluSVE, que tem decorrido esta semana, na cidade italiana de Modigliana.

Este projeto de voluntariado, que reúne a APCC, as organizações Kara Bobowski (Itália), Jaunuoliu Dienos Centras (Lituânia) e PSONI (Polónia) e o Município de Venersburgo (Suécia), é dirigido a pessoas com deficiência ou em situação de desvantagem e permitirá, entre outros intercâmbios, receber em Coimbra voluntários italianos e enviar para Itália voluntários nacionais, no final deste ano.

A reunião inicial que agora se realiza, e em que a Associação está representada pela coordenadora do Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício, permite que os parceiros se conheçam e realizem desde já o trabalho inicial de planeamento do projeto. No caso da Kara Bobowski, trata-se, de resto, de uma parceira com histórico, uma vez que a APCC já anteriormente escolheu e preparou jovens portugueses para períodos de voluntariado junto daquela instituição.

O voluntariado europeu é uma das componentes do trabalho realizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC, e permitiu já – através do projeto “Holding Hands With Other Abilities” – trazer até à instituição cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e dar a mais de uma dezena de voluntários portugueses a oportunidade de participar em projetos no estrangeiro. Pode ficar a conhecer todas as possibilidades do voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.