fbpx

Chamada de última hora: APCC procura voluntário para projeto em Itália!

A APCC está a recrutar um voluntário português para um projeto de nove meses (1 de junho de 2018 a 3 de março de 2019) em Itália. Podem candidatar-se jovens entre os 18 e os 30 anos que queiram viver a experiência de uma vida! É uma excelente oportunidade para viver noutro país europeu, ver valorizadas as competências pessoais e ainda desenvolver outras, realizando tarefas de grande relevância social e importância na comunidade.

A organização de acolhimento será a associação Kara Bobowski, sediada na cidade de Modigliana, existindo cinco hipóteses de serviços onde desenvolver atividades no âmbito deste projeto – cada uma com um perfil diferente de requisitos – resultando a colocação do voluntário de um equilíbrio entre as motivações deste e as necessidades da instituição.

Para qualquer uma destas vagas, procura-se alguém com capacidade de participar ativamente, curiosidade, criatividade, mente aberta à diversidade e vontade de partilhar. Os serviços em causa são: La Libellula, um centro de reabilitação e residência que acolhe sobretudo pessoas com deficiência mental (onde se privilegiarão candidatos com talentos especiais na música ou nas artes, por exemplo); La Coccinella, um laboratório social e de trabalho; o centro de juventude Punto X (em que são particularmente úteis voluntários com ‘queda’ para as artes, a música, o desporto ou a cozinha); Gaia, um serviço educacional e residencial para mães em situação de desvantagem e os seus filhos (vaga apenas aberta a voluntárias); e o Gabinete Europeu, em ligação com o Projeto de Turismo Acessível (são necessários um conhecimento básico de italiano e capacidades na área da informática, sendo ainda desejáveis competências em termos de design gráfico).

Se estão interessados e acham que o vosso perfil se enquadra no que é pretendido, podem conhecer as atividades concretas a desenvolver ao longo deste período de voluntariado e outra informação adicional, descarregando a Chamada para Voluntários. O candidato selecionado terá assegurados alojamento, alimentação, transportes, dinheiro de bolso, seguro, suporte linguístico e viagens de ida e volta entre Portugal e Itália.

Para se candidatarem a esta oportunidade, têm de se inscrever como voluntários de envio junto do Gabinete de Voluntariado da APCC o mais rapidamente possível. Contactem-nos através do mail voluntariado@apc-coimbra.pt e enviem-nos desde já o vosso CV em inglês e uma carta de motivação também nessa língua (pode ser um texto, um powerpoint, um vídeo… tudo o que a vossa criatividade permitir).

Este programa de nove meses de voluntariado – que será partilhado por quatro jovens, oriundos de Portugal, Espanha, França e Suécia – decorre no âmbito do projeto IncluSVE, que, além da APCC e da Kara Bobowski, envolve ainda as organizações Jaunuoliu Dienos Centras (Lituânia) e PSONI (Polónia) e o Município de Venersburgo (Suécia).

A APCC está acreditada como organização de envio de voluntários através do Serviço Voluntário Europeu, tendo já colocado – através do projeto “Holding Hands With Other Abilities” – mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na Associação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.