fbpx

Parceiros do “Coimbra a Brincar” assinaram acordo de cooperação para que o brincar seja visto como essencial

Desde a sua criação por iniciativa da APCC, em 2013, o “Coimbra a Brincar” tem vindo a ser organizado em colaboração com dezenas de parceiros da região, que, ao dinamizarem atividades que promovem o brincar, têm permitido que esta iniciativa tenha vindo a juntar todos os anos milhares de participantes.

Por essa razão, e para vincar o compromisso de continuar a promover a mensagem de que o brincar é uma componente essencial da vida, foi assinado ontem (21 de maio) um conjunto de acordos de cooperação entre a Associação – representada pelo presidente da Direção, Antonino Silvestre – e estes parceiros.

É ainda de realçar a presença nesta cerimónia do vereador Jorge Alves, que fez questão de referir que, apesar de a Câmara Municipal de Coimbra não ter sido uma das entidades signatárias por estar a preparar com a APCC um acordo mais abrangente, quis estar naquele momento para reforçar o apoio do Município ao “Coimbra a Brincar” e à sua importante missão.

Assim, subscreveram este acordo os seguintes parceiros:
– ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida
– AECO – Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste
– Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego
– ANAS – Associação Nacional dos Animadores Sociais
– ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce
– Aposenior
– Centro Sócio Cultural Nossa Senhora de Lurdes (Casa Cor-de-Rosa)
– Clínica ReEncontro – Clínica de Psicologia e Psicoterapia
– Coimbra Business School | ISCAC
– Cruz Vermelha Portuguesa
– Diver Centro
– DOJOfit
– Exército
– Feijão Verde Coimbra
– Fundação Bissaya Barreto (Portugal dos Pequenitos)
– Games & School
– GNR – Guarda Nacional Republicana
– IAC – Instituto de Apoio à Criança
– ITAP – Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra
– Jardim Didáctico
– João Brincalhão
– Liga dos Pequeninos
– Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
– Pinhatas Doña Piñata
– Pós de Prilimpimpim
– PSP – Polícia de Segurança Pública
– Servilusa
– Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos

Entretanto, já está disponível o programa do “Coimbra a Brincar 2018”, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as idades, que decorrerão sobretudo na margem esquerda do Parque Verde, mas também em vários locais da cidade, como o Exploratório, o Jardim Botânico, o Museu da Ciência, entre outras. Para as conhecer, basta visitar a página de Facebook do evento ou ir à página Web www.apc-coimbra.org.pt/coimbrabrincar.

O “Coimbra a Brincar” tem este ano a sua sexta edição, tendo sido criado com o objetivo principal de comemorar o Dia Internacional do Brincar, que se assinala a 28 de maio. Pretende celebrar o brincar enquanto atividade benéfica para todas as idades e uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.