fbpx

Formação sobre intervenção multinível: inscrições já abertas!

O Centro de Formação de Professores da APCC vai realizar um curso sobre “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade”, cujas inscrições estão já abertas. A iniciativa terá lugar nos dias 2, 8 e 9 de junho e é dirigida a educadores de infância, professores do Ensino Básico e Secundário, professores de Educação Especial, psicólogos e outros técnicos superiores.

Alinhado com as políticas nacionais no âmbito da educação inclusiva – a atual proposta legislativa apresenta o modelo multinível como organizador das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão – este curso de formação pretende transmitir conhecimento sobre as abordagens multinível enquanto alternativas que consideram a complexidade, multiplicidade e interconectividade entre a aprendizagem e o comportamento, e também enquanto modelo integrado de medidas de suporte à aprendizagem.

Espera-se que, desta forma, os profissionais da educação que o frequentem fiquem em melhores condições de encontrar soluções para responder à diversidade e à pluralidade, respeitando as características de todos e de cada um dos alunos. A formação estará a cargo de Marisa Simões Carvalho, professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação da mesma faculdade.

As abordagens multinível referem-se a modelos de ação de âmbito educativo, sustentados em evidências empíricas, que oferecem uma intervenção integrada na aprendizagem e no comportamento, suportando-se em processos de tomada de decisão baseados em dados. Têm sido utilizadas com sucesso em países como a Finlândia e os Estados Unidos da América, motivando trabalhos de investigação e publicações diversas sobre a temática. Em Portugal, têm sido também desenvolvidos alguns projetos mais restritos.

As inscrições para o curso de formação “Desafios da Educação Inclusiva: Intervenção Multinível de Resposta à Diversidade” são feitas em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.php, onde pode ainda consultar o programa completo. O preço de inscrição é de 60 euros.

Esta é uma das várias ofertas do Centro de Formação de Professores da APCC, que disponibiliza formação acreditada, dirigida a todos os grupos de recrutamento da docência e ainda a técnicos superiores que trabalhem em educação. Pode saber mais sobre a oferta completa da Associação nos campos da educação e formação na página Web Educação e Formação.