fbpx

“O que é isto, a arte?”: utentes da APCC participaram em Campus Artístico em Vila Nova de Cerveira

Um grupo de dez utentes da APCC participou em mais uma edição do Campus Artístico, promovido pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral. Em Vila Nova de Cerveira, clientes e técnicos de várias instituições, bem como profissionais e estudantes de artes performativas, trocaram e adquiriram conhecimentos, ao longo de sete dias de formação e criação artística inclusiva.

Com o tema central de “O que é isto, a arte?”, tiveram lugar workshops nas áreas de clown, dança e movimento, escrita criativa, escultura, música acústica, música tecnológica, pintura e teatro. Muitos deles contaram com a participação dos utentes da APCC (uma comitiva ‘liderada’ pela professora de Expressão Plástica, Suzete Azevedo), que tiveram também participação ativa na performance final, que foi apresentada publicamente.

Nas diversas dinâmicas desenvolvidas ao longo da semana, e além das novas aprendizagens que foi possível realizar, tiraram partido do trabalho dinamizado na instituição em atividades ligadas ao campo das artes: existem dinâmicas múltiplas, internas e abertas ao exterior, nos campos da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, sempre numa perspetiva de serem um meio para fomentar a criatividade e a expressão individual.

O VI Campus Artístico da Associação do Porto de Paralisia Cerebral teve lugar entre os dias 21 e 27 de maio, integrado nas comemorações da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Os seus objetivos foram contribuir para a formação e desenvolvimento da pessoa com deficiência, proporcionar o acesso à cultura, identificar igualdade de oportunidades reais nas artes, conferir visibilidade a projetos artísticos de e para pessoas com deficiência, estabelecer futuras parcerias institucionais com grupos ligados às artes do espetáculo e descobrir, estimular e promover a criação artística.

O desenvolvimento de atividades artísticas na APCC está integrado no Centro de Atividades Ocupacionais, cuja oferta completa pode conhecer em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.