fbpx

APCC recebe novo grupo de alunos do Myerscough College para estágio de formação de duas semanas

Já há vários anos que a APCC e o Myerscough College – a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto – colaboram em projetos no campo da formação, nomeadamente através do acolhimento na Associação de alunos daquela escola britânica para períodos de estágio. Foi neste âmbito que mais um grupo (oito estudantes e quatro professores) chegou ontem a Coimbra e aqui ficará até ao dia 22 de junho.

Durante este período, participarão em atividades formativas, mas também em momentos socioculturais. Assim, depois de um primeiro dia em que foram recebidos pelo presidente da Direção da APCC, Antonino Silvestre, e conheceram o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e a Quinta da Conraria, irão agora ser integrados em áreas e serviços da instituição, como a Quinta Pedagógica “O Caracol”, Quinta Biológica, Eco-Aromas, Hipoterapia e Desporto. Realizarão ainda visitas a pontos de interesse histórico e turístico da região.

Esta já longa parceria entre a APCC e o Myerscough College, concretizada no projeto “Living and Learning Abroad”, tem como objetivo genérico promover a integração social e socioprofissional das pessoas com deficiência. Através do intercâmbio de experiências e conhecimentos, pretende também contribuir para a implementação de estratégias eficazes a nível local e europeu, no sentido da integração dos jovens no mercado de trabalho.

Cada estágio realizado neste âmbito procura ainda atingir objetivos específicos, como o reforço de competências, através de novas experiências práticas em contextos formativos e culturais diversificados, e o equilíbrio entre o desenvolvimento pessoal – e as atividades coletivas sociais exigidas aos jovens em transição para a vida ativa – e as competências tecnológicas exigidas ao desempenho de uma profissão.

Esta parceria está agora enquadrada na vertente de Mobilidade para Fins de Aprendizagem do programa Erasmus +, que oferece oportunidades aos indivíduos para que, enquadrados pelas instituições intervenientes, possam melhorar as suas competências, melhorar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela APCC, neste e noutros âmbitos, na área de Projetos deste sítio Web.