fbpx

Utentes da APCC estão na Hungria para (primeiro) balanço do projeto internacional “Here We Are”

Em março de 2017, o André Vitorino, o Bernardo Vieira, o Diogo Sacramento e o Ivo Rodrigues – todos eles jovens utentes da APCC – estiveram em Budapeste para dar o ‘pontapé de saída’ do projeto europeu “Here We Are”. Agora, pouco mais de um ano e duas outras reuniões transnacionais depois, três deles estão de regresso à Hungria para fazer o balanço do trabalho realizado.

Durante três dias, o André, o Diogo, o Ivo e utentes da organização EgyüttHató Egyesület, juntamente com profissionais das duas instituições, vão participar num Dia Aberto, que incluirá diversas ações de sensibilização junto da comunidade local e particularmente escolar, e discutir os resultados das ações já levadas a cabo em Portugal e na Hungria no âmbito deste projeto.

Do lado português, estarão em cima da mesa, além dos dois encontros realizados em Coimbra (em novembro de 2017 e abril de 2018), o debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência (maio de 2017), a iniciativa “És Capaz?”, que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano (abril de 2018), e uma ação de divulgação realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (também em abril).

O projeto internacional “Here We Are” é promovido pela APCC e a EgyüttHató Egyesület, tendo como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência nas comunidades em que se inserem. Apresenta, por isso, uma forte vertente pública, nomeadamente pela sua divulgação através das redes sociais das duas organizações, Internet e comunicação social.

Surgiu na sequência de colaborações anteriores entre as duas organizações parceiras – nomeadamente, os cursos de formação internacional “Change Your Attitude” (em fevereiro de 2016) e “Breaking Stereotypes” (dezembro de 2016) –, todas com o propósito de promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

Este projeto é dinamizado pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e decorre no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual a instituição desenvolve, entre outros, o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.