fbpx

Ligados às Máquinas encerram Dia da Musicoterapia na Universidade de Aveiro

Se ainda não assistiu ao vivo a uma atuação dos Ligados às Máquinas – a orquestra de samples da APCC e o único grupo do seu género no mundo – tem uma nova oportunidade amanhã (16 de junho), no concerto de encerramento do Dia da Musicoterapia na UA, que terá lugar a partir das 17H30, no Auditório CCCI do Departamento De Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

É absolutamente a não perder: este coletivo musical sem paralelo tem para apresentar composições originais, construídas pelos seus membros utilizando exclusivamente samples sonoros escolhidos e recolhidos por eles próprios, tendo por base as suas vivências e gostos. Desta forma, hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita e música concreta cruzam-se entre si, mas também com sons da publicidade e de séries televisivas, formando uma verdadeira manta de retalhos sonoros.

Os Ligados às Máquinas já se apresentaram anteriormente ao vivo em espetáculos em Coimbra, Porto, Mealhada, Aveiro, Seia, Condeixa e Viseu. Atualmente, são constituídos por Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, António Abreu, Vítor Pereira, Sérgio Felício, Luís Capela, Andreia Matos e Pedro Falcão, pertencendo a coordenação ao professor de música e musicoterapeuta Paulo Jacob.

O Dia da Musicoterapia na UA tem como objetivos discutir a pertinência e o potencial alcance da área e explorar o interesse e os recursos disponíveis para lançar bases para uma estrutura formativa e de investigação para o futuro. Do seu programa, além do concerto dos Ligados às Máquinas, fazem parte uma sessão de partilha de experiências, workshops e uma mesa redonda.

Os Ligados às Máquinas são um dos grupos musicais – percorrendo diversos estilos, da música experimental ao pop/rock ou à música tradicional portuguesa – dinamizados no âmbito do Departamento de Música da APCC, onde se atua ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.