fbpx

Utentes da APCC pegaram nas tábuas, esperaram pelo swell e quase pareciam big riders!

Não é todos os dias que se tem a oportunidade de subir para uma prancha e imaginar que se é um Garrett McNamara ou um Tiago Pires… ainda por cima, tendo ao nosso lado os melhores técnicos para nos ajudarem a superar o fosso entre esse esforço imaginativo e a realidade. Mas foi isso mesmo que aconteceu com um grupo de utentes da APCC no final da passada semana, ao participarem numa aula de surf adaptado na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz.

A organização foi da Associação de Surf da Figueira da Foz, com o apoio das escolas Surf’Scool e SurfingFigueira, e permitiu a várias pessoas com mobilidade reduzida experimentar pela primeira vez as emoções deste desporto. E se é verdade que podem não se ter encontrado ali os futuros líderes do ranking mundial da modalidade, não o é menos que o importante foram mesmo os sorrisos de alegria e de satisfação que todos exibiam.

Esta foi a segunda vez que a APCC participou nesta iniciativa, depois de, no ano passado, um outro grupo de utentes ter surfado naquelas mesmas ondas. Quem sabe não estará aqui uma nova modalidade para se juntar às já dinamizadas na instituição, em que se incluem a natação, o boccia, a tricicleta ou o futebol em cadeira de rodas elétrica…

A prática desportiva ocupa um importante lugar na atividade da APCC, dadas as suas provadas vantagens a nível motor, cognitivo e social. Neste contexto, a iniciação e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição, com vários atletas a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.