fbpx

APCC com seis atletas (e três medalhas) no campeonato que juntou as maiores esperanças do boccia nacional

Os Sub-21 Diogo Peixeiro (categoria BC1), Mariana Silva (BC3) e Gabriel Carvalho (BC5) e os Sub-14 Maria Inês Rodrigues (BC1/BC2), Ana Laura Ferreira (BC3) e Bernardo Coelho (BC3) foram os representantes da APCC no Campeonato Nacional de Boccia de Sub-21 e Sub-14, que se realizou no passado fim de semana e em que competiram os mais jovens e promissores atletas nacionais.

Numa prova que pretende oferecer uma oportunidade competitiva e de afirmação aos mais novos, a Associação conquistou três medalhas (uma de ouro e duas de prata): o Diogo sagrou-se campeão nacional – e ainda venceu o concurso de skills – e a Ana Laura e a Maria Inês vice-campeãs, neste último caso repetindo o resultado do último Campeonato Nacional, realizado no ano passado.

Mas o mais importante foi que todos deram um enorme passo no seu processo de formação desportiva, vivendo as emoções própria de uma prova de competição (nos casos da Ana Laura e do Bernardo, pela primeira vez), bem como o envolvimento próximo dos familiares, essenciais para a criação de um fantástico ambiente para os jovens atletas, mas também para os próprios técnicos da APCC.

O Campeonato Nacional de Boccia 2017/2018 de Sub-21 e Sub-14 teve lugar no Pavilhão Municipal de São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, no dia 16 de junho. Participaram 25 atletas, em representação de oito instituições e clubes. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da autarquia local.

Há mais de três décadas que atletas da APCC competem em provas nacionais e regionais de boccia e representam Portugal em competições internacionais. Com várias medalhas e títulos conquistados na vertente competitiva, a modalidade é também desenvolvida na vertente de boccia sénior, através da Bocciateca. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.