fbpx

49 histórias para 49 pinturas: exposição “Bright” já foi inaugurada na Quinta da Conraria

O Tufa é um cão que adora comer ovos e croquetes, enquanto que o gato Nico prefere sardinhas e divertir-se correndo atrás de borboletas. Mas também há a Leona Cristina, uma vaca da Quinta da Conraria. E pessoas que conversam sobre D. Afonso Henriques e outras personagens da história de Portugal, enquanto observam pássaros que representam a liberdade. E ainda citações inspiradas pela leitura de “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu.

Estas são apenas algumas das histórias ‘contadas’ nas 49 pinturas que constituem a exposição “Bright – Formas com Mensagens”, que foi ontem inaugurada e estará patente na Quinta da Conraria até 6 de julho, sempre entre as 10H30 e as 12H00 (dias úteis). São criações dos utentes da APCC que frequentam a Sala O2 e que estarão também presentes naquele horário, permitindo uma interação com os visitantes que revelará o ambiente quotidiano de trabalho naquele espaço.

Os trabalhos agora revelados foram criados sob a orientação do professor António Valente e partiram da inspiração proporcionada por formas – sobretudo de pessoas e animais, mas também de objetos – encontradas em livros e revistas. Esta foi a base para diversos diálogos que, a partir de uma só palavra ou de ideias mais elaboradas, ‘revelaram’ as obras (todas pinturas sobre papel) e as suas mensagens como um todo coerente.

Quem aproveitar esta oportunidade para se deslocar à Quinta da Conraria, além de poder adquirir as pinturas expostas, terá ainda a possibilidade de ver outros trabalhos desenvolvidos anteriormente na Sala O2, como as pinturas, monotipias e esculturas já reveladas numa exposição no final do ano passado, ou alguns dos brinquedos de mola que, já este ano, integraram a exposição “Figuras Assustadoras”.

A Sala O2 da APCC é dirigida a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação. É frequentada por pessoas empenhadas em trabalhar, com ou sem adaptações, e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Desta forma, cultiva-se o processo inclusivo, que é apoiado e fomentado pela instituição, através da apresentação de trabalhos artísticos ou produtos manufaturados.

No âmbito daquela Sala, tem vindo a ser desenvolvido o projeto SOCRIN – SOCIALMENTE, CRIATIVO e INCLUSIVO (financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação, através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2018), que pretende trabalhar a transformação das mentes dos utentes e contribuir para a sociabilização deste grupo de pessoas, também através de um convite à sociedade para abraçar este projeto.

A Sala O2 faz parte do conjunto de respostas do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, que podem ser de âmbito socialmente útil, ocupacional, lúdico, terapêutico ou desportivo. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.