fbpx

APCC dá força ao slalom: quatro atletas participaram em Encontro Nacional

O slalom é uma das apostas no sentido de procurar diversificar o conjunto de modalidades desportivas para pessoas com deficiência praticadas em Portugal. Também por isso, e enquanto pioneira nesta área no nosso país, a APCC não podia deixar de marcar presença no I Encontro Nacional de Slalom em Cadeira de Rodas, que decorreu no dia 22 de junho, em Febres.

A Catarina Santos, o Diogo Sacramento, a Maria Inês Rodrigues e a Mariana Silva foram os atletas que representaram a Associação nesta iniciativa, uma equipa que misturou a vontade dos que experimentaram a modalidade pela primeira vez com o entusiasmo de quem retomou o contacto com a mesma. Para todos, foi uma experiência bastante positiva, que deixou muita vontade de que seja repetida.

O slalom é uma modalidade que pode ser disputada individual ou coletivamente, que consiste numa corrida de obstáculos, percorrida em cadeira de rodas, combinada por três percursos distintos. Os praticantes têm de recorrer à rapidez, coordenação, força e técnica para superar diversas dificuldades (voltas, mudanças de direção, rampas, etc.) no menor tempo possível. Tendo surgido com o desporto para a paralisia cerebral, há vários anos que não é praticada com regularidade, mas tem vindo a reaparecer recentemente.

O I Encontro Nacional de Slalom em Cadeira de Rodas foi disputado no Complexo Desportivo de Febres, numa organização da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com o apoio da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres e da Junta de Freguesia de Febres. Participaram 15 atletas, em representação de seis instituições.

São várias as modalidades desportivas praticadas no âmbito do Departamento de Desporto e Educação Física da APCC, fazendo desta uma área essencial na atividade da instituição, com provadas vantagens a nível motor, cognitivo e social. A iniciação e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição, com vários atletas a competirem regularmente em provas nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.