fbpx

Open Mundial de Boccia da Póvoa de Varzim: António Marques volta a defender as cores nacionais

O atleta António Marques começa hoje a competir no Open Mundial de Boccia que se realizará na Póvoa de Varzim. Trata-se de mais uma competição em que o jogador da APCC voltará a representar Portugal, ele que é o praticante da modalidade que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo, tendo a sua estreia ocorrido em 1986.

Integrado na Seleção Nacional que marcará presença na Póvoa de Varzim estará também Emílio Conceição, treinador de Marques e que já o acompanha há mais de duas décadas. A ‘comitiva’ da APCC é completada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, que desempenhará a função de árbitra neste importante evento, o último a ter lugar antes do Campeonato do Mundo e que reunirá alguns dos melhores atletas do planeta.

António Marques participará entre hoje e sexta-feira (6 de julho) nos jogos da competição individual da categoria BC1, integrando depois a equipa BC1/BC2 na competição de pares e equipas, que decorrerá entre os dias 6 e 8 de julho. Esta sua presença, depois de um conjunto de provas e estágios que permitiram a introdução de novos atletas nacionais na alta competição, confirmam-no como um dos mais respeitados entre o grupo dos jogadores de elite mundiais: trata-se, afinal de contas, do praticante de boccia com mais medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos.

O Open Mundial de Boccia da Póvoa de Varzim decorre no Pavilhão Municipal daquela localidade, entre 3 e 8 de julho. Disputado sob a égide da BISFed, é organizado pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da autarquia local. Estarão presentes 118 atletas (11 dos quais portugueses) em representação de 20 países.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição. Há mais de três décadas que atletas da APCC competem em provas nacionais e regionais de boccia e representam Portugal em competições internacionais, sendo a modalidade desenvolvida na Associação também na vertente de boccia sénior, através da Bocciateca. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.