fbpx

Formandos da APCC experimentaram a tricicleta e o boccia e provaram que tudo se pode alcançar

«Quanto mais andava, mais vontade tinha de andar… de voar!» A frase pertence a Solange Santos e descreve as sensações que teve quando se estreou a praticar a modalidade de tricicleta, mas podia ser de qualquer outro dos formandos do programa de Reabilitação e Atualização de Competências da APCC que ontem tiveram um dia dedicado ao desporto.

No âmbito da unidade de Competências para a Vida Diária, também a Andreia Oliveira, a Elisabete Simões, o Eugénio Santos, a Helga Ferreira e o Miguel Alexandre puderam experimentar pela primeira vez duas modalidades das quais nem todos já tinham ouvido falar: a tricicleta e o boccia. E tiveram ‘professoras’ de exceção: Ana Nunes, treinadora de ambas e selecionadora nacional de tricicleta, e Sandra Semedo, atleta da Associação que já conquistou cinco medalhas em Campeonatos e Taças do Mundo de Tricicleta.

Apesar de o grupo se dividir entre os que já tinham praticado algum desporto e os que nunca o haviam feito, todos os seus elementos se divertiram bastante e valorizaram este dia, mesmo que isso implique que não tenham conseguido chegar a um consenso sobre qual das duas modalidades foi a sua preferida. Mas ainda mais importante foi que viveram uma experiência que reforçou uma ideia essencial, a de que quando se tenta, se consegue.

O curso de Reabilitação e Atualização de Competências é destinado a pessoas com lesão cerebral adquirida, sendo um processo determinante para a melhor reintegração profissional ou definição de projeto de vida. Permite realizar uma avaliação detalhada de cada caso, para a definição de objetivos adaptados a cada pessoa, nomeadamente no âmbito da sua integração nas respostas da APCC, de acordo com as suas necessidades e expetativas.

A APCC tem uma oferta de formação – tanto especializada, como para pessoas com deficiência e incapacidade – com níveis de qualidade elevados e reconhecidos por diversas entidades nacionais e europeias. Pode saber mais e realizar a sua inscrição na página Web do Centro de Formação, em http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/formacao_01.php.