fbpx

APCC vai fomentar a contratação pelas empresas de pessoas em risco de exclusão, através do Programa Incorpora

A APCC vai promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social, fazendo a ligação entre os candidatos e os empregadores, no âmbito do Programa Incorpora, uma rede de 32 entidades sociais criada por iniciativa da Fundação “la Caixa”. São abrangidos pessoas com deficiência ou incapacidade, jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes e vítimas de violência doméstica.

A APCC é uma de apenas cinco instituições especializadas da região de Coimbra envolvidas no projeto, mas o funcionamento em rede do mesmo em todo o País apresenta-se como uma das suas mais importantes características, permitindo partilhar dinâmicas e ofertas de emprego e otimizar as tarefas de intermediação e prospeção laboral.

A assinatura do acordo entre a Fundação “la Caixa” e as entidades envolvidas (cuja seleção contou com a colaboração do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que dará ainda apoio na implementação) foi feita no final da passada semana. Estando o Programa atualmente já em fase de concretização, a APCC prevê para breve a divulgação dos dados e formas de contacto a utilizar pelos interessados.

A Associação disponibilizará então um técnico de inserção laboral (para o seguimento personalizado de cada pessoa, acompanhando-a antes, durante e depois da contratação) e um técnico de prospeção empresarial (para contactar empresas, procurando oportunidades de trabalho), ambos com experiência na colocação de indivíduos no mercado de trabalho.

Em Espanha, o Programa Incorpora foi já implementado há 12 anos e conta com uma rede de 403 entidades sociais e mais de 49 000 empresas contratantes, com um total de cerca de 180 mail inserções laborais conseguidas. Atualmente, está também presente em Marrocos, na Polónia, na Hungria e na Tunísia.

Esta iniciativa permitirá à APCC acrescentar valor ao trabalho que já realiza na área da formação e do emprego, cujos elevados níveis de qualidade são reconhecidos por diversas entidades nacionais e europeias. Pode saber mais sobre a alargada oferta da instituição visitando a página Web do Centro de Formação.