fbpx

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Os objetivos são dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante. Os formadores serão os técnicos da APCC José Carlos Gonçalves (equitador), Aline Pereira (fisioterapeuta) e José Guilherme Parreiral (psicomotricista), todos credenciados pela Fédération Nationale Handi-Cheval, de França.

Os interessados podem realizar desde já a sua inscrição online, em http://bit.ly/apcc_hipoterapia18_inscricoes, ou obter mais informações através do telefone 239802820 ou do e-mail centro.formacao@apc-coimbra.pt. O valor da inscrição é de 250 euros.

Esta é mais uma das várias ofertas formativas disponibilizadas pela APCC. Pode conhecer outras ou saber mais sobre a intervenção da Associação nos campos da educação e formação na página Web da área de Educação e Formação. Se pretende saber mais sobre a atividade de equitação terapêutica, pode ir a www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=398.