fbpx

Autarquia anadiense apoia Sandra Semedo, atleta da APCC e embaixadora de Anadia 2020

A desportista da APCC Sandra Semedo, um dos mais destacados nomes da modalidade de tricicleta a nível mundial, assinou na passada semana um contrato-programa de patrocínio com o Município de Anadia, que lhe permitirá vir a ter uma nova tricicleta que possibilitará que a sua participação em provas internacionais em representação de Portugal passe a ser feita em pé de igualdade com as suas adversárias de outros países.

O novo equipamento será construído pela empresa IBH – Inovação de Bicicletas e Handibikes, cujo fundador Celestino Pêgo foi o promotor inicial desta ideia, tendo já acompanhado alguns treinos e provas – contando ainda com o apoio técnico de Ana Nunes, treinadora da Associação e selecionadora nacional da modalidade – no sentido de desenvolver uma tricicleta plenamente adaptada às necessidades da Sandra.

Esta colaboração surge igualmente no âmbito do papel desempenhado pela triciclista enquanto embaixadora da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto, função que a levou ainda a ser protagonista, no passado fim de semana, de um conjunto de filmagens para um vídeo de apoio àquela iniciativa. Entre os atletas que partilham o desígnio de Anadia 2020, estão Telmo Pinão (paraciclismo), Aurora Cunha (atletismo), João Tomás (futebol), João Rôlo (motociclismo), Orlando Simões (basquetebol) ou Rui Rodrigues (râguebi).

Sandra Semedo, de 30 anos, é a atual campeã nacional de tricicleta de todas as distâncias da categoria RR2 e detentora de sete recordes portugueses nas classes RR2 e RR3, na qual começou por competir. Em representação de Portugal, já conquistou nove medalhas em grandes competições internacionais, entre Taças e Campeonatos do Mundo de Tricicleta e Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral.

A tricicleta – uma modalidade disputada em pistas de atletismo, em que os atletas correm com os pés num equipamento com três rodas e três apoios – começou a ser praticada na APCC há mais de década e meia, tendo sido retomada com maior entusiasmo em 2013, sendo atualmente um dos vários desportos desenvolvidos na instituição, como o boccia, a natação ou o futebol em cadeira de rodas elétrica. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.