“Give Us a Break”: APCC lança campanha para contrariar estereótipos

O que faz um super-herói? Que qualidades inigualáveis deve ter? Como podemos reconhecê-lo no meio de uma multidão? E podemos convocar a sua presença sempre que pretendermos? Exigir-lhe provas sucessivas da sua heroicidade? Afinal de contas, quem quer mesmo ser super-herói se nunca se candidatou a esse papel?

A APCC é, em parceria com a organização húngara EgyüttHató Egyesület, a promotora do projeto “Here We Are”, que pretende dar visibilidade às pessoas com deficiência, aos seus desejos e necessidades, dentro das comunidades em que se inserem. Com este objetivo, colaborou com a produtora CASOTA Collective na criação de “Give Us a Break”, um vídeo promocional que procura suscitar a discussão sobre aquelas questões.

Os protagonistas foram o André Vitorino, o Bernardo Vieira e o Diogo Sacramento, três jovens utentes da Associação que, juntamente com o Ivo Rodrigues, integraram aquele projeto europeu. O produto final deste esforço coletivo de criação – que envolveu ainda o Gabinete de Voluntariado e o Departamento de Expressão Plástica da APCC e que é dado a conhecer hoje, Dia Mundial da Paralisia Cerebral – pretende ser um contributo para promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

No âmbito do projeto “Here We Are”, e cumprindo o seu propósito de ter uma forte vertente pública, através da utilização das redes sociais, Internet e comunicação social, foram realizadas diversas outras atividades, como um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência (maio de 2017) ou a iniciativa “És Capaz?”, que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano (abril de 2018), entre outras.

Este projeto foi dinamizado no âmbito do programa europeu Erasmus +, através do qual é também desenvolvido, por exemplo, o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.

Estão ainda disponíveis as versões sem legendas e legendada em Inglês.