fbpx

Projeto IncluSVE: primeiras voluntárias italianas a chegar a Coimbra ficam quatro semanas

Alice Medri e Martina Iacobucci: são estes os nomes das voluntárias italianas que, acompanhadas por Caterina Casalini e Chiara Cassano, estão desde o passado sábado em Coimbra e aqui ficarão até 14 de novembro. Elas são as primeiras voluntárias italianas que a APCC acolhe no âmbito do projeto internacional IncluSVE, depois de já quatro jovens portugueses terem feito a viagem em sentido contrário para realizar períodos de voluntariado em Modigliana, na Itália.

Nos próximos dias, irão conhecer a realidade da Associação, nas suas mais variadas valências e serviços, e travar conhecimento com utentes e colaboradores, para perceberem toda a dinâmica. Depois, juntamente com o Gabinete de Voluntariado, irão definir as atividades com as quais vão colaborar ao longo da sua estadia, de forma a que a experiência seja o mais positiva possível para todos.

A Alice tem 18 anos e é estudante de Hotelaria, tendo já realizado estágios em hotéis e restaurantes e, até, ganho um prémio por um cocktail não alcoólico que ela própria criou. Além disso, já fez voluntariado junto de pessoas sem-abrigo. A Martina é também aluna de Hotelaria e esta é a sua primeira vez no estrangeiro.

Além da APCC e da Kara Bobowski – organização de envio destas voluntárias – o projeto IncluSVE envolve outras três entidades: Jaunuoliu Dienos Centras (Lituânia), PSONI (Polónia) e o Município de Venersburgo (Suécia). O seu objetivo é proporcionar experiências de Erasmus+ a pessoas oriundas de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades.

A APCC atua no campo do voluntariado internacional (através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”), quer enquanto entidade de acolhimento, como de envio. Desta forma, trouxe já até à instituição mais de quatro dezenas de voluntários europeus e deu a mais de uma dezena de voluntários portugueses a oportunidade de participar em projetos no estrangeiro. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na Associação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.