fbpx

Grandes esperanças do boccia fizeram o lançamento de saída da nova época

E os primeiros a entrar em competição na época 2018/2019 do boccia foram… os mais novos! No passado fim de semana, disputou-se o Campeonato Nacional de Boccia de Sub-21 e Sub-14 e a APCC levou as esperanças Ana Laura Ferreira, Bernardo Coelho, Gabriel Carvalho, Maria Inês Rodrigues e Mariana Silva ao Seixal para uma grande jornada competitiva, mas também de confraternização e aprendizagem.

Foi uma festa que se prolongou no regresso a Coimbra, feito com todos a celebrarem as medalhas conquistadas: o Gabriel chegou à prata em BC4, tanto na competição individual como na de skills; a Mariana foi também duplamente medalhada, com bronze em BC3; a Maria Inês chegou à prata em skills BC1/BC2; a Ana Laura e o Bernardo foram, respetivamente, prata e bronze nos skills BC3.

Além de ter juntado os mais promissores jogadores de boccia portugueses da atualidade, permitindo o seu crescimento em termos formativos e a deteção de novos talentos, esta prova inclui ainda ações de divulgação de outras modalidades emergentes no campo do desporto para pessoas com deficiência, nomeadamente a tricicleta e o slalom em cadeira de rodas. Foi, também por isso, um momento marcante para os jovens atletas da APCC, mas também para os seus familiares (e membros da claque!) e os técnicos da instituição.

O Campeonato Nacional de Boccia 2018/2019 de Sub-21 e Sub-14 teve lugar no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no concelho do Seixal, nos dias 10 e 11 de novembro e decorreu integrado na 35ª Seixalíada. Participaram 34 jogadores, em representação de 11 instituições e clubes. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal e da Câmara Municipal do Seixal.

Há mais de três décadas que atletas da APCC competem em provas nacionais e regionais de boccia e representam Portugal em competições internacionais. Com várias medalhas e títulos conquistados na vertente competitiva, a modalidade é também desenvolvida na vertente de boccia sénior, através da Bocciateca. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.