fbpx

A Valentina matriculou-se na Escola de São Bartolomeu…

A Alexandra, a Beatriz, o Duarte, o Gabriel, a Leonor, o Pedro, o Ricardo, o Tiago… e a Valentina! Todos sabem quem é a Valentina – uma boneca valente, que há mais de um ano acompanha os membros do Sala T um pouco por todo o lado – mas quem são os outros? São alguns dos elementos daquele grupo de teatro da APCC e dos alunos do 4º ano da Escola Básica de São Bartolomeu que, em conjunto, estão a fazer nascer um espetáculo.

Como vai ser essa etapa final ainda ninguém sabe, mas, para já, estão todos a aprender muito com o caminho para lá chegar. É, na verdade, tudo muito simples: como aconteceu no final da passada semana, alguns utentes da Associação deslocam-se regularmente àquele estabelecimento de ensino e, sempre liderados pela professora de teatro Mariana Nunes, realizam dinâmicas que levam os mais novos a questionar e a aprender coisas sobre eles mesmos e sobre o(s) outro(s).

Em cada sessão, são a imaginação e o prazer da descoberta conjunta que indicam por onde seguir, mas o ponto de partida é sempre a Valentina, a tal boneca de pano com as suas particularidades, como qualquer pessoa, que já esteve fechada numa caixa que se transformava em teatro de marionetas e que anda por aí a recolher histórias e a procurar novos amigos. Que outras surpresas nos pode ainda proporcionar, só ela saberá…

O projeto “Valentinas” está a ser desenvolvido pelo grupo de teatro Sala T desde 2017, tendo como mote e convites à reflexão conceitos como a autodeterminação e a autonomia, entre outros. É mais uma iniciativa deste coletivo que, entre outros projetos, já levou à cena três espetáculos: “Manual de Instruções”, “Metamorfose” e “RIMROD”.

O desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico é uma parte importante da ação da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão social. Além da expressão dramática (com aulas e dois grupos de teatro ativos), os utentes da Associação participam diariamente em ações nas áreas da expressão plástica e expressão musical, tanto internas como externas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.