fbpx

Utentes do Lar Integrado viveram um dia para mais tarde recordar na Biblioteca Joanina

Há quem diga que a Biblioteca Joanina é a joia da coroa da Universidade de Coimbra e foram já muitas as vezes que foi considerada até uma das mais belas bibliotecas do mundo. Não é por isso de admirar que sejam muitos os que fazem questão de visitá-la e entre os utentes da APCC também não faltam os fãs deste verdadeiro ex-libris da cidade.

Foi por um isso que um grupo de residentes do Lar Integrado não quis perder a oportunidade de visitar aquele espaço e nem se importaram com a chuva e o frio que tiveram de enfrentar antes de poderem transpor as majestosas portas que permitem o acesso. Lá dentro, todos concordaram que valeu bem a pena esperar aqueles minutos para ver as enormes filas de estantes fabricadas com folha de ouro e madeiras dos trópicos e onde se vislumbram algumas das mais importantes obras jamais publicadas.

E graças também aos conhecimentos e capacidade de comunicação da guia-intérprete da Universidade, Catarina Freire, este foi um momento inesquecível para estes utentes da Associação, que só não puderam mesmo comprovar da existência de uma colónia de morcegos no piso principal: estes só se mostram à noite, após o fecho da Biblioteca, e contribuem para a boa manutenção dos livros comendo os insetos.

Foi um dia tão especial, que deixou todos a ansiar ainda mais por uma altura em que seja possível a pessoas com mobilidade reduzida visitar outros espaços do Paço das Escolas de grande interesse histórico e turístico, como a Sala dos Capelos ou a Sala do Exame Privado.

O Lar Integrado Dr. José Mendes Barros apoia famílias cujos membros, devido ao avançar da idade, não conseguem já prestar os cuidados necessários aos seus filhos com deficiência ou incapacidade. É uma das três unidades residenciais da APCC, juntamente com o Lar de Apoio (destinado prioritariamente a pessoas que careçam de apoio suplementar ou se encontrem temporariamente incapacitados de residir no seu meio familiar) e o Lar Residencial (que recebe pessoas que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=264.