fbpx

Já é uma tradição: voltou a haver postais de Natal com história(s) trocados no Centro de Reabilitação

São postais que vêm de longe, no espaço e no tempo: em 2016, a voluntária alemã Katharina Bux teve a ideia de criar uma série de postais com inspiração natalícia, para que os colaboradores do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral os usassem para trocar entre si mensagens de Natal. E assim nasceu uma ‘tradição’ na APCC!

Apesar de a Katharina já ter há muito regressado a casa, todos os anos continuam a chegar-nos postais que dizem ‘Boas Festas’ e ‘Feliz Natal’, mas também outras palavras que não estão escritas neles: amor, amizade, família. E assim, com uma ajuda do Gabinete de Voluntariado, muitos postais continuam a ‘voar’ nesta quadra pelos corredores da Associação e a ir parar a mãos que se alegram por recebe-los.

Foi isso que voltou a acontecer nas últimas semanas, assim se celebrando o espírito do Natal de uma forma… multicultural! Essa mensagem de partilha é também, de resto, um dos motes do Serviço Voluntário Europeu, que trouxe já até à APCC – através do projeto “Holding Hands With Other Abilities” – cerca de quatro dezenas de voluntários vindos de países como a Alemanha, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia ou Turquia. Foi o caso da Katharina Bux, que, entre junho e dezembro de 2016, integrou projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação.

Esta troca de postais é apenas uma das muitas iniciativas com que, ao longo do ano, o Gabinete de Voluntariado ajuda a dinamizar o quotidiano da APCC. Se estão interessados em ser voluntários, enviem uma mensagem para voluntariado@apc-coimbra.pt para marcar uma primeira conversa. Podem saber mais sobre o voluntariado – nacional e internacional – na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.