fbpx

Sandra Semedo já treina numa tricicleta feita à sua medida

Sandra Semedo, a atleta da APCC que é uma das mais conceituadas triciclistas a nível mundial, treinou ontem pela primeira vez com uma nova tricicleta, desenvolvida e fabricada pela empresa IBH – Inovação de Bicicletas e Handibikes tendo em conta as suas características e necessidades. Neste primeiro teste em pista, Sandra mostrou-se muito satisfeita com o novo equipamento e otimista sobre o contributo que ele poderá dar para melhorar as suas prestações.

Os próximos tempos serão de adaptação e de ajustes, de forma a que tudo fique perfeito quando Sandra Semedo participar na sua próxima prova – que deverá ser o Campeonato Nacional de Tricicleta, que se disputará no próximo mês de maio, em Lisboa. Até lá, ela continuará a treinar com os restantes membros da equipa de tricicleta da APCC, sob a orientação da treinadora Ana Nunes, atual selecionadora nacional de tricicleta.

Recorde-se que a produção desta tricicleta que teve agora o seu primeiro ‘test drive’ partiu da iniciativa de Celestino Pêgo, fundador da IBH, e só foi possível graças ao patrocínio da Câmara Municipal de Anadia – Sandra é, de resto, embaixadora da candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020 promovida por aquele município.

Sandra Semedo, de 30 anos, conquistou já nove medalhas em grandes competições internacionais, entre Taças e Campeonatos do Mundo de Tricicleta e Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral. É ainda a atual campeã nacional de tricicleta de todas as distâncias da categoria RR2 e detentora de sete recordes portugueses nas classes RR2 e RR3.

A tricicleta é uma modalidade mista, disputada em pistas de atletismo, em que os atletas – divididos pelas várias categorias existentes – correm com os pés num equipamento com três rodas e três apoios. Na APCC, começou a ser praticada há mais de década e meia, mas teve novo impulso a partir de 2013. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.