fbpx

Utentes da APCC participaram na iniciativa “A Caminho da Inclusão”, da Faculdade de Desporto

Começa a ser uma espécie de tradição… académica! A APCC voltou a participar em mais uma edição do Encontro Desportivo para Pessoas com Deficiência Intelectual, organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e que este ano assumiu a designação “A Caminho da Inclusão”. A iniciativa decorreu no Estádio Universitário e juntou cerca de mais de 230 ‘atletas’ de 12 instituições.

Para os utentes da APCC (estiveram presentes a Ana Carolina Sousa, a Bárbara Gomes, o Bruno Amado, a Carolina Lourenço, a Florbela Melo, o João Pais, o Joel Pereira, a Marta Santos, o Richard Ferreira, o Ruben Santos, o Rui César Boaventura e a Sónia Silva), foi uma oportunidade para participar em jogos lúdicos e desportivos – muitos dos quais pela primeira vez – preparados pelos próprios estudantes e sobretudo de desfrutarem de um interessante e saudável momento de convívio.

O XIII Encontro Desportivo para Pessoas com Deficiência Intelectual decorreu no dia 8 de março, no âmbito da abertura das atividades da Universidade à comunidade envolvente, com o objetivo de criar oportunidades de prática in loco para os estudantes, relacionadas com a organização e implementação de encontros desportivos na área das necessidades educativas especiais. Esta iniciativa decorreu integrada no programa da XXI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

A prática desportiva ocupa um importante lugar na atividade da APCC, instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência. A iniciação e o desporto para todos são conciliados com o desporto de alta competição, sendo desenvolvidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto modalidades como o boccia, a natação, a tricicleta ou o slalom em cadeira de rodas. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.