fbpx

Os Ligados às Máquinas foram até Penela atuar para os mais pequenos, mas a verdadeira viagem foi musical!

Makey-Makey até podia ser nome de brinquedo, só que quem nos segue já sabe que se trata do ‘coração’ mecânico dos Ligados às Máquinas (o ‘coração’ verdadeiro são os elementos desta orquestra de samples da APCC): uma placa de hardware que permite que um movimento se ‘transforme’ num som. Mas mesmo não sendo para brincar, o Makey-Makey esteve no centro de uma enorme brincadeira que, no final da semana passada, envolveu cerca de 300 crianças de escolas do município de Penela.

O ponto de encontro foi o Auditório da Biblioteca Municipal e os Ligados às Máquinas foram os anfitriões de uma viagem musical que deixou a plateia entusiasmada. Além do habitual périplo pelo hip-hop, rock, techno, fado, blues, world music, música erudita, música concreta e sons da publicidade ou de séries televisivas, o grupo teve a colaboração dos mais novos para criar peças originais no momento, recorrendo a ‘instrumentos musicais’ feitos com materiais reciclados!

Foi uma experiência fantástica e absolutamente surpreendente, que provou – mais uma vez! – o poder verdadeiramente inclusivo da música. Além de ter sido, como é fácil adivinhar, uma grande festa! Um dia a não esquecer para a Andreia Matos, a Fátima Pinho, a Hélia Maia, o Jorge Arromba, o José Miguel Morgado (o DJ de serviço!), o Luís Capela, o Pedro Falcão, o Sérgio Felício e o professor Paulo Jacob (que até foi um inesperado MC!).

Os Ligados às Máquinas são uma orquestra singular: criam as suas composições a partir de samples sonoros que cruzam diversos estilos musicais, mas também as experiências e os gostos pessoais dos seus membros, criando dessa forma uma verdadeira manta de retalhos sonoros. Já atuaram ao vivo em diversos pontos do país e, recentemente, integraram a orquestra comunitária ‘Nós 19’.

Na APCC, existem vários grupos musicais em atividade, percorrendo estilos que vão da música experimental ao pop/rock ou à música tradicional portuguesa. No âmbito do Departamento de Música da instituição, atua-se ainda ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.