fbpx

A maioridade da licenciatura em Teatro da ESEC também se faz com a APCC

São 18 os anos que o curso em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra se encontra a celebrar. Uma data que levou à organização da exposição “Teatro e Educação em Portugal, a Maioridade”, patente no Centro Cultural Penedo da Saudade e de que faz parte também um pouco da história da APCC, em particular no campo da expressão dramática e do teatro.

É que entre os diversos objetos expostos, que ajudam a compreender as quase duas décadas daquela licenciatura, através do percurso de alguns dos seus ex-alunos, estão peças ligadas aos projetos “Cem Linhas” e “Valentinas”, coordenados, respetivamente, pelas nossas professoras de teatro Adriana Campos e Mariana Nunes. Quem quiser ver com os próprios olhos, tem até ao final deste mês para visitar a exposição.

“Cem Linhas” começou por ser um espetáculo encenado na APCC, depois foi um livro e uma oficina integrada no “Coimbra a Brincar” e, mais tarde, uma performance na Feira Cultural de Coimbra. Foi ainda apresentado no Congresso Internacional “A Intervenção Teatral em Portugal no Século XXI” e nas II Jornadas de Animação Cultural e Comunitária. Desenvolvido no âmbito da atividade do grupo de teatro Projeto Estúdio, confrontou, no seu caminho, diversos públicos com as suas próprias histórias e a sua imaginação, tendo sempre como ponto de partida um novelo de linha vermelha que funciona como fio condutor para novas narrativas.

“Valentinas” é um trabalho desenvolvido pelo grupo de teatro Sala T desde 2017. Esteve também na Feira Cultural de Coimbra, foi ao Festival Extremus e encontrou agora um grupo de ‘cúmplices’ na EB1 São Bartolomeu para criar um espetáculo surpreendente. No centro de tudo, está a Valentina, uma boneca valente – com as suas particularidades, como qualquer pessoa – que é quem tem vindo a guiar este trajeto que tem como mote e convites à reflexão conceitos como a autodeterminação e a autonomia, entre outros.

O teatro – desenvolvido tanto dentro das paredes da APCC, como em apresentações públicas – é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades nas áreas da expressão plástica e expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.