fbpx

Voluntários da APCC estão a ter a experiência de uma vida em Itália!

Ainda vai a pouco mais de meio, mas a Isabel Cruz e o Sandro Stock já sabem que é uma experiência que nunca mais irão esquecer!… Eles são os dois voluntários da APCC que foram escolhidos para realizar um programa de curta duração junto da associação Kara Bobowski, sediada na cidade italiana de Modigliana, e estão a adorar esta oportunidade para conhecer novas pessoas e culturas, realizar aprendizagens e divertir-se!

A Isabel e o Sandro têm vindo a desenvolver atividades em dois serviços da organização de acolhimento: o La Coccinella, um laboratório social e de trabalho, onde têm colaborado na produção e criação de objetos artesanais para venda, e o centro de juventude Punto X, onde apoiam os colaboradores nas atividades regulares com os jovens e dinamizam algumas iniciativas relacionadas com a interculturalidade e com Portugal.

Este programa de voluntariado decorre no âmbito do projeto IncluSVE, que junta a APCC, a Kara Bobowski (uma cooperativa social que apoia pessoas com deficiência e oferece, além dos já referidos, serviços como um centro de informação, unidades residenciais, assistência domiciliária e na escola, entre outros), o Jaunuoliu Dienos Centras (Lituânia), a PSONI (Polónia) e o Município de Venersburgo (Suécia). Este projeto tem como objetivo proporcionar uma experiência de Erasmus+ a pessoas oriundas de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades.

A APCC está acreditada como organização de envio de voluntários através do Serviço Voluntário Europeu, tendo já colocado – através do projeto “Holding Hands With Other Abilities” – mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na Associação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.